quarta-feira, 11 de julho de 2012

Marvels

Marvels é uma minisérie em quadrinhos publicada pela Marvel Comics em quatro edições, entre Janeiro e Abril de 1994. Escrita por Kurt Busiek e ilustrada por Alex Ross.


Publicada originalmente como uma minissérie em quatro partes, mostra um resumo dos principais eventos da Marvel Comics, entre 1939 e 1974. Mas o que tornou a série especial foi a forma como o roteirista Kurt Busiek contou essa história e a arte de Alex Ross. Ao invés de vermos as batalhas épicas do ponto de vista dos heróis, vemos como a população reage a essas situações extremas através do olhar do fotógrafo Phil Sheldon.
 
Sheldon vivencia o surgimento do Tocha Humana original no fim dos anos 1930 e vai acompanhando a história das “maravilhas” daí em diante: a II Guerra, o desaparecimento dos heróis, o ressurgimento dos superseres com o Quarteto Fantástico, a formação dos Vingadores e o problema mutante expresso pelos X-Men.
 

LIVRO 1: Uma Era de Maravilhas

1939. Antes de ir cobrir a Segunda Guerra na Europa, o jovem fotógrafo Phil Sheldon presencia, em Nova York, um evento científico: a criação de um andróide flamejante, o Tocha Humana. Sheldon sente que está acontecendo algo extraordinário na cidade e desiste de atravessar o Atlântico. E sua intuição prova estar certa: nos meses seguintes a cidade vê aparecer vários superseres, os "Marvels", como o jornalista os chama.

LIVRO 2: Monstros

Décadas após o fim da Segunda Guerra, Phil Sheldon, agora casado e pai de família, presencia, em Nova York, uma nova geração de "Marvels": Quarteto Fantástico, Thor, Hulk, Homem-Aranha, Homem de Ferro e até mesmo a volta de Capitão América e Namor. Mas uma nova raça de seres poderosos, os mutantes, provoca dúvidas e medo.


A história é inteira contada em primeira pessoa por Sheldon, e é interessante como o próprio personagem que não é uma pessoa preconceituosa, chega a temer e odiar os mutantes. No decorrer do capitulo, o fotógrafo questiona se esse ódio não vem do fato de que os mutantes são o próximo degrau da escala evolutiva, o que tornaria os humanos ultrapassados.

LIVRO 3: Juízo Final

Quando a nave do gigantesco Galactus aparece em Nova York, as pessoas entram em pânico acreditando ser o fim do mundo. Nem mesmo o poder combinado do Quarteto Fantástico e do Surfista Prateado parece deter o alienígena, que pretende destruir a Terra. Phil Sheldon toma então a decisão de passar seus últimos momentos com sua família.

LIVRO 4: O Dia em que Ela Morreu

Sheldon conhece a jovem Gwen Stacy, a quem se torna uma espécie de amigo, tutor e guardião. O velho fotógrafo chega à conclusão que os "Marvels" estão entre nós para proteger inocentes como Gwen. O final da história chama-se “o dia em que ela morreu” e conta a história da morte de Gwen Stacy, a namorada do homem-aranha assassinada pelo Duende Verde.

A série foi premiada em três categorias do Eisner Award de 1994: "Melhor minisérie", "Melhor ilustrador" para Alex Ross e "Melhor design de publicação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário