terça-feira, 1 de maio de 2012

Lanterna Verde

Muitos já assumiram o nome de Lanterna Verde ao longo do tempo. Cada um possuiu um anel que lhes dava grande controle sobre o mundo físico. O anel foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, criando objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a força de vontade do lanterna verde e a cor amarela, onde o anel não surte efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis). O anel dos Lanternas Verdes deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta natal de seu portador (na Terra, a cada 24 Horas).

Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da materia energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo, alimentando a energia vital de todos os seres do universo

Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde original estreou em All-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott.

Alan Scott era um engenheiro executivo que em 1939, envolveu-se num terrível acidente ferroviário causado por sabotagem, onde todos os passageiros morreram; apenas ele escapou com vida. Tudo porque neste trem, estava à bordo a antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde. Alan encontrou a misteriosa lanterna, momentos antes do acidente, que começou a emitir luz esverdeada e de dentro, uma entidade começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Ele também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato, passando a adquirir poderes mágicos.

O segundo e mais famoso lanterna, Hal Jordan, foi um membro fundador da Liga da Justiça da América. Ao passo que Alan tinha explicações mais místicas para seus feitos, Jordan tinha aventuras baseadas em ficção científica. Criado por John Broome e Gil Kane, ele surgiu nas páginas da Showcase #22 (outubro de 1959)

Quando um Lanterna Verde moribundo, Abin Sur, caiu na Terra, ele pediu que o seu anel procurasse uma pessoa honrada e sem medo para ser o seu sucessor. O anel escolheu O piloto Hal Jordan devido à sua capacidade de vencer o medo, assim fazendo com que ele se tornasse o Lanterna Verde.

Para melhor monitorar o Universo, os Guardiões dividiram-no em 3600 setores espaciais, sendo que o setor que abriga o planeta Terra é o de n° 2814. A princípio, foi designado 1 membro por setor, mas após a reconstrução da Tropa nos anos 2000, os Lanternas passaram a agir em duplas, aumentando o efetivo da Tropa para 7200 oficiais.

O Lanterna Verde da Era Dourada (Alan Scott), não faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, pois seu anel não foi forjado pelos Guardiões, mas moldado a partir da bateria encontrada por ele mesmo, por sua vez originada de um meteoro proveniente do Coração Estelar.

A DC colocou diferentes indivíduos no papel de Lanterna Verde: (Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner), sendo que todos esses heróis foram membros da Liga da Justiça em várias de suas encarnações.

Guy Gardner foi recrutado para ser o seu substituto (todo Lanterna Verde necessita de um substituto caso o titular venha a morrer). Porém, Guy Gardner se feriu em um acidente e ficou hospitalizado, impossibilitando de ajudar Hal quando ele precisava. Assim a Tropa dos Lanternas precisou de recrutar um outro substituto para Hal e o escolhido foi John Stewart (que no início, não levou a sério).

John Stewart é o segundo Lanterna Verde a não usar uma máscara. Embora inicialmente fosse desconhecido para os não-leitores dos quadrinhos, seu perfil foi levantado significativamente desde que foi caracterizado como um dos personagens principais do desenho animado Liga da Justiça de 2001 até 2004.

Kyle Rayner passou um bom tempo como o único Lanterna Verde da Terra e do espaço depois que Hal Jordan, tomado pela fúria graças a destruição de sua cidade natal Coast City,foi possuido pela entidade Parallax e seguiu uma trilha de destruição, matando ou tomando o poder de membros da Tropa dos Lanterna Verdes, incluindo praticamente todos os Guardiões do Universo.

Rayner foi encontrado por Ganthet, o último Guardião sobrevivente, e ganhou o último anel energético. As razões de Ganthet ter escolhido Kyle para portar o anel nunca ficaram claras, além do fato de Rayner estar no lugar certo na hora certa.

O cargo como membro da Liga da Justiça ainda fora oferecido a Stewart por Kyle Rayner, quando decidiu abandonar a Terra por decepção. A partir de 2005, Jordan, que deixara de ser Parallax para se tornar o novo Espectro, voltou a ser o Lanterna Verde Titular e, apesar de tudo que aconteceu ao mesmo, Kyle o vê como um ídolo!



Abaixo, o primeiro longa animado "Lanterna Verde-primeiro vôo" e o Trailer do filme:




 

Um comentário:

  1. Legal, só conhecia o lanterna verde moreno do desenho q passava da liga da justiça

    ResponderExcluir