terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Flash

Jay Garrick

Jay Garrick era um estudante em Janeiro de 1940 quando inalou acidentalmente vapores de água pesada depois de adormecer em seu laboratório onde ele estava trabalhando. Como resultado, ele descobriu que podia correr a velocidades sobre-humanas e tinha reflexos igualmente rápidos. Depois de uma breve carreira como estrela de futebol americano universitário, ele fez uma camisa vermelha com um raio e um elmo de metal estilizado com asas (baseado nas imagens do deus romano Mercúrio), e começou o combate ao crime como Flash.

Garrick foi um personagem popular nos anos 40. Estrelava as revistas Flash Comics e All-Flash Quarterly (depois publicada quinzenalmente como All-Flash) e participava como co-protagonista da revista Comic Cavalcade. Foi membro-fundador da Sociedade da Justiça da América,

Quando começou a ser publicado no Brasil, o primeiro Flash foi batizado nos anos 40 do século XX de Joel Ciclone.

Com os super-heróis caindo em popularidade com o pós-guerra, Flash Comics foi cancelada na edição 104 (1949).

Barry Allen

A segunda versão do Flash é Para muitos, o melhor Flash de todos os tempos. O mais heróico, o mais inteligente! Membro fundador da Liga da Justiça da América... o homem mais rápido do universo! O primeiro super-herói da Era de Prata....

Este novo Flash foi Barry Allen, um funcionário da polícia científica.

Numa noite, Barry estava no laboratório e estava tendo uma forte tempestade. Um raio atingiu a janela, quebrando-a e atingindo Barry ao mesmo tempo em que ele é atingido por compostos químicos. Aos poucos ele descobre que os compostos lhe deram velocidade sobre-humana. Inspirado pelas histórias do primeiro Flash (Jay Garrick, que aparece como personagem de quadrinhos numa revista antiga lida por ele, na primeira aventura de 1956), a usar seus poderes para ajudar a humanidade, Barry faz uma roupa que aguentaria a velocidade sobre-humana e se torna o Flash.

O Flash também introduziu um conceito muito utilizado nas histórias em quadrinhos quando foi revelado que Garrick e Allen existiam em mundos paralelos. Seus poderes lhes permitiam cruzar a fronteira dimensional entre os mundos, e os dois tornaram-se bons amigos. Flash of Two Worlds (The Flash 123) foi o primeiro crossover em que um personagem da Era de Ouro conhece um da Era de Prata.

Wally West

O terceiro Flash foi Wally West, que foi introduzido em Flash 110 (1959) como Kid Flash. West, sobrinho da esposa de Allen. Até que um dia, quando Barry lhe explicava como ganhou sua velocidade, Wally sofreu um acidente com os mesmo produtos químicos que haviam transformado seu tio num herói.

Ele iria, junto com vários outros "parceiros mirins" formar os Novos Titãs.

Em Crise nas Infinitas Terras (1986) , Barry parte para avisar seus amigos de uma ameaça que se aproxima. Ao avisar Batman, ele é puxado para o universo de antimatéria pelo Anti-Monitor, onde é torturado mentalmente pelo Pirata-Psíquico. Finalmente, ele usou o vilão para colocar todos os servos do Anti-Monitor, os Trovões, contra ele. Isso lhe deu tempo suficiente para destruir o canhão do Anti-Monitor de anti-matéria rodando em torno dele e destruir o invólucro exterior. Sua velocidade foi tão grande, que ele entrou na Força da Velocidade para sempre.

Embora seus restos não haviam sido encontrados, um túmulo para Barry foi colocado em Nova York.

O jovem Wally West, mesmo que preocupado se estaria à altura do Legado do Flash, aceitou o manto de seu tio e se tornou o novo Flash. Wally começou a fazer parte da Liga da Justiça, mas em nunca deixar de fazer parte da família que era os Titãs.

Wally já não era tão veloz quanto seu, mas posteriormente conseguiu atingir novos limites, ganhando poderes ainda maiores, sendo capaz de não só quebrar a barreira da luz, como ser ainda mais rápido que isso. Isso se deve a descoberta da "força de aceleração", o campo de energia responsável pela velocidade de todos os Flashes e da qual eles passam a fazer parte se morrem após ultrapassar a velocidade da luz.

Na conclusão do arco de história "Rogue War", o Flash Wally tornou-se pai de gêmeos, os pequenos Iris e Jai, com sua esposa Linda.

Bart Allen

A história do quarto Flash está relacionada aos últimos dias de Barry Allen:

Após vingar a morte de sua esposa quebrando o pescoço do Professor Zoom, o segundo Flash foi julgado e considerado culpado de homicídio. Porém, durante o julgamento, Iris Allen apareceu viva! Na verdade, ela havia sido enviada ao século XXXI. Sendo assim, o Flash partiu ao futuro junto com sua amada, onde passou um mês até falecer durante a Crise nas Infinitas Terras.

Sem saber, contudo, Barry teve dois filhos, Dawn e Don, que anos depois, seriam assassinados pelo Presidente Thawne, um descendente do Professor Zoom.

Contudo, O filho de Barry Allen, Don , teve um filho, que acabou sendo criado por sua avó Iris. Seu nome: Bart Allen, que viria a se tornar o novo Kid Flash.

A velocidade do garoto estava pondo em risco sua vida, pois, com seu metabolismo acelerado, ele corria o risco de envelhecer até morrer. Sendo assim, Iris o levou ao passado, na época em que Wally West já havia se tornado o Flash, para que este o salvasse. Wally salvou o garoto, que adotou o codinome Impulso.

Impulso se uniu a Robin e Superboy para formar a equipe Justiça Jovem. Com o fim da equipe durante o evento Dia de Graduação, Impulso se uniu a uma nova formação dos Titãs (Teen Titans), onde adotou a identidade de Kid Flash.

Retornos

Durante a Crise Infinita (2006), os Flashs (inclusive a alma de Barry Allen) aprisionam o Superboy Prime na Força da Aceleração e no decorrer da batalha Wally West e sua família desaparecem, assim como Bart, deixando na Terra apenas Jay Garrick. Logo depois, o vilão escapa e é seguido por Bart (agora um adulto de aproximadamente 20 anos). No encerramento da Crise Final, o único velocista a correr pelo mundo é Jay Garrick que não sente mais a ligação com a Força da Aceleração.

No evento “1 ano depois” é revelado que Bart agora mantém a Força da Aceleração dentro do seu corpo e, após um começo relutante, passa a ser o novo Flash enfrentando os inimigos de Wally.

Após uma curta carreira como Flash Bart é morto em combate com a Galeria de Vilões. O Flash Wally West e sua família, retornam de outra dimensão. Ao ser comunicado do que havia ocorrido com Bart, o Flash corre para vingar a morte do seu primo e dá cabo de quase todos os vilões.

Bart retorna à vida, como adolescente, após a conclusão da saga Crise Final: Legião de Três Mundos. Ele volta a usar o codnome de Kid Flash, integrando mais uma vez as fileiras dos Titãs.

Em Crise Final (2009) Barry Allen reaparece definitivamente e consegue finalmente voltar à sua vida, mas ainda atua como protagonista da série Ponto de Ignição (2010), que é ambientada em um futuro alternativo.

No novo Universo DC, Barry não é casado com Iris, mas sim está em um relacionamento amoroso com Patty Spivot. Seu encontro com a Liga também é diferente. Apesar de já conhecer Hal, ele conhece Batman após ajudar ele e Hal a enfrentar um temperamental Superman.

Em 1990 a Pet Fly Produtions lançou a série de TV The Flash, com John Wesley Shipp no papel de Barry Allen. A série era relativamente fiel à origem do personagem.

Um comentário:

  1. Muito bom e cheio de detalhes simplesmente adorei. mas vc deveria falar tambem dos companheiros e filhos do Flash

    ResponderExcluir