sábado, 12 de maio de 2012

Vingadores

O sucesso da Liga da Justiça pela Dc Comics estimulou Stan Lee a criar, para a editora Marvel, o Quarteto Fantástico. Mas, diferente da Liga da Justiça, os membros do quarteto formam uma família com poderes incríveis. O sucesso obtido com o título do quarteto foi o pontapé inicial para a criação de uma nova equipe de heróis composta por personagens que equilibravam virtudes com defeitos: os Vingadores.



A equipe foi criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayerse. A primeira aparição dos Vingadores nos quadrinhos foi em sua própria revista, intitulada The Avengers, em Setembro de 1963. O grupo é conhecido por reunir os "heróis mais poderosos da Terra" e combater extraordinárias ameaças ao mundo, se reunindo ao som de seu grito de guerra: "Avante, Vingadores!".



A origem



Loki, o deus Asgardiano da trapaça, traçou uma vingança contra seu meio-irmão Thor, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores.




Hulk deixa o grupo já na segunda edição, mas este ganha um reforço inesperado já na edição nº4 quando o submarino dos vingadores encontra um corpo do lendário Capitão América (herói da Segunda Guerra Mundial), congelado nas águas do ártico. O Capitão passa a ser então o herói deslocado no tempo que tenta se readaptar à nova sociedade (dos anos 60).



Em Avengers nº 16 todos os membros deixaram a equipe, com exceção do Capitão América. Eles foram substituídos por Gavião Arqueiro, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, todos ex-vilões que queriam começar uma nova vida. Ao trio, seguiu-se Pantera Negra (de "Quarteto Fantástico"), Visão e muitos outros.



Os membros originais voltariam posteriormente à equipe, mas somados a eles novos e importantes personagens : Hank Pym, ex- Homem Formiga, retorna na edição 28 (1966) agora com o poder de aumentar seu tamanho e passando a se chamar Golias; o Pantera Negra (regente do fictício país Africano de Wakanda) na edição 52 (1968); o Visão (andróide com órgãos artificiais que viria a viver um romance com a Feitiçeira Escarlate, chegando a se casarem mais tarde) na edição 57 (1968); a ex- espiã Viúva Negra, entra na edição 111 (1973) entre outros.
Algo curioso é que, mesmo durando pouco nas revistas norte-americanas, a segunda formação acabou se tornando a mais conhecida no Brasil na década de 60, devido à adaptação de algumas de suas histórias para o desenho animado do Capitão América de 1966. A fase de Stan Lee só foi conhecida em meados de 1976 e, quando a Editora Abril passou a publicar as histórias na década de 80, na revista Heróis da TV, com a cronologia iniciando-se a partir da entrada do Visão na equipe, ou seja, já na fase de Roy Thomas, é que os fãs brasileiros puderam acompanhar as aventuras do grupo com maior regularidade.


Encontros

Ao longo de sua rivalidade, as editoras Dc Comics e Marvel Comics se uniram várias vezes para promover encontros entre seus personagens. A idéia de um encontro entre as duas principais super equipes de ambas as editoras já era alimentada há décadas até ser realmente concretizada entre setembro de 2003 e maio de 2004, quando foi publicado em formato de minissérie Liga da Justiça Vs. Vingadores com roteiro de Kurt Busiek e desenhos do renomado George Perez.



A Saga Massacre



Foi um importante evento interligando vários dos personagens das histórias em quadrinhos do Universo Marvel publicados nos E.U.A. em 1996. Ocorrendo logo após o fim da Era do Apocalipse, a Saga Massacre teve consequências drásticas para todo o Universo Marvel. O principal personagem (e causador da crise) é o Mega-Vilão Massacre, um ser de pura energia psíquica, surgido das frustações do Professor Xavier, acrescidas da essência maligna de Magneto.



Somente com o sacrifício dos Vingadores e Quarteto Fantástico foi possível derrotar o vilão. Porém, enquanto todos pensavam que os heróis haviam morrido, eles estavam presos em uma realidade alternativa criada por Franklin Richards (filho do Senhor Fantástico) e mostrada na saga Heróis Renascem.


Heróis Renascem

Tudo começou praticamente do zero, personagens foram redesenhados e recriados neste universo, que mais tarde foi revelado como sendo uma espécie de "bolha" criada por Franklin Richards, filho de Reed e Sue Richards, do Quarteto Fantástico, para salvar seus pais e amigos. É desta fase a famosa ilustração do Capitão América, desenhada por Liefeld com o peito completamente desproporcional. Vale lembrar que está foi nesta época que a Marvel se declarou falida.



Em 1997, a editora desistiu da brincadeira e os heróis voltaram ao universo tradicional em outro evento: Heróis Retornam.





Vingadores: A Queda

A Feiticeira Escarlate ,que havia perdido o controle sobre seus poderes de alteração da realidade, ao achar que havia perdido seus filhos (depois descobriria-se que, na verdade, estavam vivos) destruiu a Mansão dos Vingadores e matou o Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o seu próprio marido Visão. Alterada por seu colapso mental, a Feiticeira Escarlate veio a ocasionar o evento chamado Dinastia M em 2006, em que a realidade foi drasticamente alterada.


Os Vingadores se debandaram e, após a saga Dinastia M, podemos ver o mundo no qual os mutantes estão quase que extintos, sobrando apenas 198 em todo o planeta. Foi então que o Homem de Ferro e o Capitão América decidem “recomeçar Os Vingadores”. Eles recrutaram primeiramente o Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha e Luke Cage. Após algumas aventuras entraram para a equipe o Sentinela e Eco.


Guerra civil

Esse evento apareceu em quase todas as revistas Marvel entre os anos 2006/2007. Ela trata de um importante assunto que foi levado ao Congresso Nacional Norte-Americano: A Lei de Registro de Super-Humanos. O governo dos EUA, então, decidiu registrar todos os seres superpoderosos do país. Alguns heróis, liderados pelo Homem de Ferro, apoiaram a lei, enquanto outros, liderados pelo Capitão América passaram a agir na clandestinidade contra a medida autoritária. No final desta saga, Steve Rogers, o Capitão América original (Steve Rogers), é aparentemente assassinado.

Após a Guerra Civil, e até o fim da Invasão Secreta, a equipe era formada por Luke Cage (líder), Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha (temporariamente), Punho de Ferro (Daniel Rand), Eco (Maya Lopez), Ronin (Clint Barton) e Doutor Estranho (porém, devido a problemas pessoais, este último saiu antes da Invasão Secreta). Eles tinham a ajuda de aliados como o assistente do Dr. Estranho, Wong, a esposa e a filha de Luke Cage (Jessica Jones e Daniele Cage), e a Enfermeira Noturna.


Após a Invasão Secreta da raça alienigena conhecida como Skrulls, a organização mundial mantedora da paz, S.H.I.E.L.D. foi desmantelada, e substituida por uma nova organização, a M.A.R.T.E.L.O. comandada por Norman Osborn. Norman criou uma nova Iniciativa e sua própria equipe de Vingadores. Isso acabou provocando uma divisão do grupo, passando a ter 3 equipes de Vingadores agindo:


- Os Vingadores de Norman Osborn (Vingadores Sombrios): Venom (Mac Gargan), Daken, Carla Sofen, Gavião Arqueiro (Mercenário), Capitão Marvel (Noh-Varr), Sentinela (Robert Reynolds) e Ares, sendo liderados pelo Patriota de Ferro (Norman Osborn).


- Novos Vingadores (anti-Osborn): Ronin (líder), Luke Cage, Homem-Aranha, Wolverine , Mulher-Aranha, Harpia , Miss Marvel e Bucky Barnes (que assumiu a identidade do Capitão após a morte do mesmo).


- Poderosos Vingadores (anti-Osborn): Vespa (líder), Amadeus Cho, Hércules, Visão, Estatura, Agente Americano, Jocasta, Mercúrio e a misteriosa Feiticeira Escarlate (Loki), contando com participações esporádicas de Homem de Ferro e Hulk.


Após a conclusão do Reinado Sombrio todas as séries dos Vingadores foram canceladas e uma nova série intitulada apenas como Avengers foi lançada, em 2010. O lançamento marcou o início da nova saga: A Era Heroica.
 

Nessa fase (mais recente), os membros da equipe são Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Wolverine, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Gavião Arqueiro, Noh-Varr e Bruce Banner. Mesmo após o retorno de Steve Rogers na minissérie "Reborn", o Capitão América dos Vingadores ainda é Bucky Barnes pois Steve Rogers (o Capitão América Original) atua como comandante Rogers e faz parte dos Vingadores Secretos (que também estreou em 2010).



 
A Versão ultimate dos Vingadores


É uma linha editorial da Marvel Comics criada em 2000 na qual as revistas retratam versões reimaginadas e atualizadas de alguns dos personagens da Marvel. No entanto, estes personagens têm novas origens. Uma das características notórias da Ultimate Marvel é a de que os seus personagens são mais novos do que na continuidade tradicional. O universo Marvel nos gibis basicamente ficou dividido em duas realidades: a dos personagens clássicos e a da reformulação promovida.


Nessa versão, os Vingadores foram criados com a finalidade de combater super ameaças aos EUA, como um exército de super-soldados contralados pela SHIELD e Nick Fury (que originalmente é branco, é retratado em uma versão afro-americana).
 

Sua primeira missão foi freiar um enlouquecido Hulk que destruiu parte de New York e matou mais de 200 pessoas, pois Bruce Banner estava com ciumes da sua ex-mulher, Betty Ross. Em seguida eles tiveram que confrontar o alienigenas invasores Chitauris ( versão Ultimate dos Skrulls ), que estavam infiltrados na Terra desde a Segunda Guerra Mundial.


Os Vingadores do cinema refletem características novas aliadas às versões das linhas clássica e ultimate.


3 comentários:

  1. Professor seu blog tá muito bom. coloca uma materia sobre os cavaleiros do zodiaco

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Muito legal! Alexandre, vou tentar aprontar um material tb, para mandar ao e-mail! Muito massa!

    ResponderExcluir