quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como conservar sua coleção de quadrinhos

Como evitar que a ação do tempo, acabe com aquela revista que você demorou tanto tempo para encontrar?

Os maiores inimigos da sua coleção de quadrinhos são a umidade, o Sol (este "queima" os pigmentos da impressão de livros e revistas) e os insetos, principalmente os insetos que usam papel para criar ninhos, como baratas, cupins e formigas.

Evite guardar suas revistas em lugares fechados, úmidos, pois esses locais ajudam na formação de mofo. Já a exposição direta à luz solar acelerar o envelhecimento do papel, desbota as cores impressas e o calor muito forte pode até retorcer a capa.

Não é recomendado manter seus gibis em guarda-roupas ou armários fechados, por ser um ambiente propício à formação de traças e mofo. Caso não tenha outro local, o ideal é usar anti-mofo (foto abaixo) e  naftalinas para manter os insetos afastados. Uma boa dica é usar saquinhos com pimenta-do-reino em grãos perto das patreleiras, o seu cheiro irá afastar os insetos.

A melhor forma de evitar a umidade é manter suas revistas em estantes, uma vez que é mais arejada e fica mais fácil de observar constantemente possíveis aparecimentos de insetos. Todavia, garanta que nenhum raio de Sol incida diretamente sobre estas estantes.

As estantes com prateleiras de aço são as mais recomendadas pelo fator custo-benefício, pois são fáceis de montar, não armazenam umidade, não permitem a formação de fungos, são ventiladas e fáceis de limpar. Elas devem ficar afastadas da parede e em um local sem a exposição direta da luz do sol.

Estantes de madeira  não são recomendadas para sua coleção devido a dificuldade de manutenção. Mesmo as de madeira maciça são sujeitas ao aparecimento de cupins e traças, portanto mantenha-as longe da parede, sempre limpas e enceradas e verifique suas condições periodicamente (tal como procedo com a minha).

Outro problema das estantes é que, embora excelentes para manter em exibição todas as suas edições em brochuras, elas não são tão adequadas para as edições em "canoa", notoriamente difíceis de manter em pé e com uma tendência a pegar poeira.


Evite deixar seus quadrinhos empoeirados. Isso favorece a deterioração do papel e, caso more perto de avenidas, fábricas, centros urbano-industriais, podem também amarelar o papel. Para retirá-la use espanador ou uma flanela limpa. Esse trabalho pode ser feito, dependendo do tamanho de sua coleção, toda semana.
Nunca "bata" a poeira, isso faz com que ela fique compactada no papel e penetre nas páginas dos quadrinhos.

Para que as revistas fiquem com um bom nível de preservação a médio-longo prazo é preciso deixar que o papel respire. Para tanto a cada três meses folheie todas as revistas de sua coleção (o que pode se tornar trabalhoso em coleções maiores). Não use durex, pois, com o tempo ele fica amarelado, seco e quebradiço, perdendo sua eficiência. Além disso, escurece o local da aplicação.

Os grampos podem enferrujar e manchar sua revista, principalmente em lugares úmidos e com maresia, portanto é recomendado que os retire. Também não use grampos ou clipes para remendar seus exemplares. O ideal é substituir os grampos “costurando” o local onde estavam os mesmos com linha de algodão (veja na foto como "costurei" meu exemplar).

Sempre lave as mãos antes de pegar um quadrinho. A mão humana fica naturalmente engordurada, além de reter poeira e sujeiras por onde passa. Além de estragar as páginas das revistas pode atrair insetos. A pele das mãos costuma ser bastante oleosa e se estiver suja pode marcar as páginas.

Alguns tipos de papéis usados nas capas são mais suscetíveis a ficar com marcas de impressões digitais ou mesmo problemas, como impressão de má qualidade, deixam as revistas manchadas ou soltam a tinta. É bom deixar qualquer tipo de alimento afastado de suas revistas (Isso pode manchar ou molhar seus gibis, além de atrair insetos e roedores). Não dobre a revista para trás enquanto estiver lendo, pois isso estraga a lombada e solta as folhas.

Embalar as revistas em sacos plásticos é bom para evitar a entrada de poeira e insetos. Mas não pode ser qualquer saco. O ideal são sacos de polipropileno, que devem ser trocados em média de quatro em quatro anos. Eu costumo aproveitas os saquinhos de DVDs piratas (foto ao lado) para guardas as minhas revistas em edições do antigo “formatinho” da Abril.


Caixas de papelão ajudam na organização das coleções desde que as revistas não fiquem socadas dentro delas e que fiquem afastadas da parede e do chão. Seu interior deve ser vistoriado periodicamente para evitar o aparecimento de insetos.

É preferível guardar os seus quadrinhos na vertical. Ao posicionar as revistas na vertical use um separador ou um organizador de revistas (foto da minha coleção ao lado). Isso ajuda a manter as revistas firmes, sem se curvar.
Caso não tenha como usar um organizador, então o ideal é empilhar as revistas horizontalmente, faça-o com no máximo 50 exemplares, tomando o cuidado de alternar as lombadas (coloque uma capa na posição normal e outra de ponta-cabeça, sucessivamente).

4 comentários:

  1. Muito bom!!! Eu estou começando uma coleção agora e quero ter o maior cuidado com elas. Eu acho que vou usar os "saquinhos em grupo" por enquanto, pq eu possuo poucos exemplares. No futuro acho que vou usar um separador mesmo, é mais prático e mais fácil para vistoriar o material. Abraços!!! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. joga essas coisas fora...imagine só o cheiro de coisa velha que fica no ar. Leu, dá, vende, empresta ou joga fora.....

    ResponderExcluir