sábado, 5 de maio de 2012

Wolverine

Criado por Len Wein (roteirista) e John Romita (desenhista), sua primeira aparição foi na revista The Incredible Hulk 180, de 1974. Naquele momento, Wolverine não passava de um mero coadjuvante. Nesta aventura, o personagem era um agente a serviço da Real Força Aérea Canadense, conhecido pelo codinome Arma X.


Len Wein e o desenhista Dave Cockrum decidiram por integrá-lo aos seus Novos X-Men. Assim, Wolverine juntou-se ao grupo de novatos (Pássaro Trovejante, Colossus, Noturno, Solaris e Banshee) convocado às pressas para resgatar os X-Men originais do Professor Xavier (Ciclope, Garota Marvel, Fera, Homem de Gelo e Anjo), capturados por Krakoa, a Ilha Viva. Desde então o seu nome passou a estar definitivamente ligado à equipe.
O metal fictício que reveste o esqueleto de Wolverine chama-se “adamantium” e é virtualmente “inquebrável”. Um dos principais poderes do mutante é seu fator de cura, que regenera seu corpo de ferimentos e doença, além de permitir que ele permaneça com aparência jovem.

Wolverine (Logan) é um personagem cujo passado é envolto por mistérios que desafiam a imaginação. O Herói desconhecia seu próprio passado e sua origem não foi logo revelada. Em 1991, a Marvel decidiu revelar parte dessa origem.



Arma X

Muito antes de fazer parte dos X-Men, por volta dos anos de 1960, Logan foi cobaia em uma experiência que procurava criar a máquina de matar perfeita. Foi nesse experimento em que ele recebeu o implante de adamantium: O projeto secreto conhecido como Arma X.O projeto transformou um mutante temeroso e desorientado em uma máquina de combate. Conseguiram vincular o adamantium aos ossos dele e também implantaram lembranças falsas.

A Arma X sai de controle e, ao conseguir escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonald Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix) o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses. Em sua primeira missão ele enfrenta o Hulk.



Posteriormente, Wolverine abandona a Tropa Alfa e é convocado por Xavier para ingressar na segunda formação dos X-Men.

Outros elementos históricos significativos foram sendo revelados aos poucos, tais como:

- Sua participação na Segunda Guerra Mundial (quando Logan lutou ao lado do exército canadense), tendo encontrado, inclusive, com o Capitão América quando servia na ilha de Madripoor.

- Na década de 1950, Wolverine voltou ao Canadá, onde usufruiu de uma vida simples ao lado de sua esposa, Raposa Prateada. A fase feliz, porém, era mera ilusão, um implante de memória, e a mulher não passava de uma das agentes do programa Arma X.

- Dez anos depois, nos anos 1960, Logan também atuou como agente da CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos. Ao lado de Victor Creed (o Dentes de Sabre) e outros mutantes também egressos do Arma X, ele realizou missões supersecretas.

-Também nesse período, Logan prestou serviços à S.H.I.E.L.D., tornando-se um dos grandes amigos do então chefe da agência, Nick Fury.

Logan também passou um bom tempo no Japão, onde adquiriu um grande senso de honra e excepcional treinamento marcial com o mestre Ogun. Durante seus desafios de aprimoramento, Logan conheceu Itsu, uma bela aldeã. O relacionamento entre os dois foi intenso e ela engravidou do mutante. Um dia, depois de falhar em seu teste de honra, Logan volta para casa e descobre Itsu morta com um tiro no coração e dois na barriga. O responsável pela atrocidade foi o supervilão Romulus - que, sem Logan saber, extraiu o bebê do corpo de Itsu e o criou para se tornar um assassino impiedoso, Daken.

Retirada do adamantium

Em 1993, começaria um dos pontos mais baixos da carreira de Logan. Em X-Men # 25, durante o crossover Atração Fatal, Magneto remove à força o adamantium do corpo do herói, deixando-o com fator de cura extremamente sensível, o personagem passa a ter uma aparência bem animalesca, sendo revelando que suas garras, na verdade, eram feitas de ossos (e, portanto, já existiam antes do implante do adamantium).




Essa fase só terminou quando o vilão Apocalipse reproduziu o processo que cobriu os ossos de Wolverine com adamantium, e transformou o mutante canadense em Morte, um de seus quatro cavaleiros do Apocalipse. Claro que isso também não durou muito tempo.

Dinastia M

Dinastia M é uma série na qual os mutantes são maioria e os humanos, minoria oprimida.

O mundo é controlado pela Dinastia Magnus, comandada por Magneto junto com sua família, Wanda, Mercúrio e Polari. Vingadores e X-men não existem mais.O mundo é outro, pois o passado foi alterado. Graças a Dinastia M, Wolverine recuperou sua memória, dando inicio a sua nova revista; Wolverine Origens.

Wolverine Origens

Em 2001, a editora Marvel publicou a polêmica série Wolverine Origens, em seis edições. A obra foi escrita por Paul Jenkins, Bill Jemas e Joe Quesada, com arte de Andy Kubert e Richard Isanove.

A série revela que há mais de 100 anos atrás em Alberta, no Canadá, James Howlett (verdadeiro nome de Logan) era apenas um garoto fraco e doente, filho do rico latifundiário John Howlett e sua esposa Elizabeth, que enlouquecera desde a morte de seu filho mais velho. Os únicos amigos de James eram a bela criada irlandesa Rose (que foi contratada para ser sua babá) e Cão, o filho do caseiro Thomas Logan. Anos se passam. James, Rose e Cão agora estão na adolescência.


Um dia Thomas foi despedido pelos comportamentos cada vez mais inaceitáveis de seu filho. Revoltados, pai e filho voltaram até a mansão dos Howletts e mataram John Howlett. Instintivamente, o fraco James manifestou seus poderes e cravou suas garras em Thomas Logan, matando-o, em seguida rasgou o rosto de Cão.

Assustada com as garras do garoto, Elizabeth o acusa de ser um monstro e o expulsa de casa. Logo em seguida, ela se suicida com um tiro na cabeça.

X-force

Após nascer a primeira mutante após o Dia M, Ciclope organiza a X-force,um grupo liderado por Wolverine cuja formatação foi: Wolverine, X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah.Caliban morre e Hepzibah fica ferida naquela missão e é absolvida da X-force. Este grupo seviu de Purificadores de vilões, o que deixou Wolverine e X23 livres para expressar o seu lado animal, matando todos os bandidos que encontram pela frente.

Vingadores

Wolverine tambem foi um dos convocados para entrar na nova formação de Vingadores. O Homem de Ferro teve de convencer o Capitão América para que Logan fosse aceito na equipe, com o argumento de que ele seria o elemento a mais na equipe, aquele que chegaria onde nenhum deles conseguiria, no caso de ações mais bruscas ou violentas, devido ao seu sangue frio e histórico marcado por assassinatos e outros.


Atualmente, além de membro dos X-Men, Wolverine age sozinho, participa dos Novos Vingadores e lidera a nova X-Force.

 

Veja abaixo algumas aparições do herói na tv e no cinema:

Um comentário:

  1. Isso que é matéria! Gangorra destrinchando as histórias com sempre! Parabéns! Abraços ai!

    ResponderExcluir