terça-feira, 7 de julho de 2009

Crise nas Infinitas Terras


O multiverso

Entre os anos 30 e 50 a editora que viria a se tornar a DC Comics publicava um grande número de títulos de super-heróis, apresentando personagens que eram membros da Sociedade da Justiça da América. Essa época viria a ser conhecida como Era de Ouro. Quando a popularidade dos heróis caiu por volta da década de 40, fazendo com que apenas poucos personagens resistissem, um novo Flash foi apresentado: Barry Allen, inaugurando assim a Era de Prata dos quadrinhos. Barry adotara o título de Flash (II) pois quando criança lera gibis com Jay Garrick, "Flash I".


Numa aventura publicada como “Flash de dois mundos”, acidentalmente Barry rompia a barreira vibratória que separava dois mundos e era levado a uma Terra alternativa, onde Jay Garrick vivia. A partir daí convencionou-se chamar a Terra da Era de Prata de “Terra Ativa” e a que abrigava os personagens da Era de Ouro de “Terra Paralela”, além de duplicatas de todos os heróis da primeira.


A DC começou a comprar outras pequenas editoras e, conseqüentemente, outros personagens. Heróis de várias épocas e mundos se encontrando, combatendo juntos, formando um “Multiverso”, como visto abaixo, que foi ficando confuso para os leitores.


Terra 1: era a universo principal, com as histórias e as versões atuais dos super-heróis e outros personagens;


Terra 2 (AO LADO): era o lar das primeiras versões de heróis dos anos 40 da Terra 1, como o Flash Jay Garrick e Lanterna Verde Alan Scott. Era lar também de versões envelhecidas de heróis como o Superman, Batman entre outros.


Terra 3 (ABAIXO): com versões malignas dos heróis.


Outras Terras: havia milhares de outras Terras que foram eliminadas, como a Terra 4, Terra S, a Terra X e a Terra Prime.







Daí, a editora reúne seus artistas mais conceituados na época, 1985 incumbindo-os de escrever uma história com todos os personagens dos quadrinhos DC para culminar na destruição do Multiverso e no surgimento do Universo único.

Nada passaria a existir antes de Crise, tornando possível o reinício das histórias de muitos personagens, como o Super-Homem, Batman e a Mulher-Maravilha.


Como a crise começou


Há milhões de anos, na lua de OA, surgiu um ser chamado de Monitor. Ao mesmo tempo, por um equílibrio cósmico, na lua do planeta QWARD, no Universo de Antimatéria, surgiu o Antimonitor. Sentindo a presença um do outro, ambos empreenderam uma batalha de um milhão de anos até que, após um ataque simultâneo, ambos ficaram imóveis e inconscientes.


Numa das múltiplas Terras, Pária era um cientista que estava tentando descobrir a origem do universo. Para tal ele cria uma câmara que permite que ele veja a gênese de tudo. Isso desencadeou uma reação que destruiu todo o seu universo e só ele se salva dentro de sua câmara.

A explosão reverberou pelos universos e acordou o Antimonitor, como também o seu contrário, o Monitor. O Monitor percebendo os planos de seu irmão, construiu um satélite onde catalogou os heróis e vilões de todos os universos para quando chegasse a hora eles pudessem deter os planos do Antimonitor. Pária é condenado a ir para onde a destruição está acontecendo e o Monitor o acompanha.



Antimonitor, livre, então libera a Onda de Anti-matéria que avança sobre os vários universos a fim de aumentar seu poder; vemos a destruição da Terra 3, um planeta singular, pois nele só há um herói: Alexander Luthor, casado com Mirian (Lois Lane). Alexander Luthor Junior, filho de Alexander Luthor, é enviado antes do planeta ser destruído, numa nave, para onde outros possam acolhê-lo. O bebê (que logo se torna adulto) é resgatado e levado para o satélite do Monitor.



Heróis lutam para impedir a crise


Heróis lutam para defender cinco dispositivos colocados pelo Monitor em cinco épocas e mundos diferentes para impedir o avanço da Antimatéria. Muitos são feridos em combate com as forças do Antimonitor, enquanto isso os outros heróis dos vários mundos tentam ajudar a população em pânico nas cidades, a CRISE chega na Terra Ativa e Paralela (Terras 1 e 2 na versão original), não importando a época, até mesmo no século XXX, a Legião de Super Heróis luta contra as forças do Antimonitor. O Flash (Barry Allen) corre desesperadamente pelas várias linhas temporais tentando avisar sobre a catástrofe eminente.





Lyla, Alex Luthor e Pária convocam Lady Quark, a última sobrevivente da Terra 6, seu planeta destruído pela onda de Anti-matéria, o Superman da Terra 1 e o Superman da Terra 2, Tio Sam da Terra X, o Capitão Marvel da Terra S e o Besouro Azul da Terra 4; representantes de seis universos, cinco dos quais ainda vivos, para explicarem a origem da Crise, do Monitor e do Antimonitor.



Esclarecido tudo isso, são reunidos os maiores heróis dos planetas, aqueles com muitos anos de experiência para invadir a fortaleza do Antimonitor e destruir as máquinas que estão diminuindo a vibração que separa as Terras.

Todos os heróis das Terras Ativa e Paralela são convocados, então, a tentar salvar as últimas três Terras restantes (a X, a 4 e a S). Num último ato, com vistas a salvar as Terras em perigo, a Precursora explode-se no centro do satélite, fazendo com que este suma e as três Terras restantes juntem-se à Ativa e à Paralela no limbo temporal.

 
Perdas e um novo universo
 

Quando o Superman está prestes a destruir as máquinas, o Antimonitor surge das trevas e o ataca. Supermoça ataca enlouquecida, destruindo o traje de contenção do Antimonitor, fazendo com que sua energia comece a dispersar-se, ela manda a Doutora Luz levar o Superman ao encontro dos outros heróis enquanto há tempo. Mas Luz insiste em ajudá-la, num momento de descuido a Supermoça é atingida, o Antimonitor foge e ela morre.

O Antimonitor já recuperado começa a construir um Canhão de anti-matéria, O Flash assim chega a fonte de energia do canhão e correndo velozmente impede que a energia saia e a faz voltar para a máquina que se destrói.Todavia, durante sua corrida desesperada ele começa a viajar no tempo e seu corpo começa a destruir-se e também morre.




Os heróis foram para a Aurora dos Tempos e impediram o poderoso Antimonitor, mas uma grande mudança é operada: os múltiplos universos agora se tornam um universo unificado.

O Espectro aparece e anuncia que o Anti-monitor ainda está vivo e que a destruição dos universos se aproxima, pois ele viajou no tempo rumo à Aurora dos Tempos, para o momento onde os Múltiplos universos surgiram, para mudar o curso da história, fazendo surgir apenas um universo de Antimatéria, para impedi-lo se faz necessária a cooperação entre heróis e vilões.
De repente, a Terra é envolvida por trevas. É a volta do Antimonitor que leva Terra para o seu universo de Antimatéria. O esforço conjunto dos heróis supostamente destrói o Antimonitor que, posteriormente, levanta-se novamente e acaba por atingir a Mulher-Maravilha com um raio, sofrendo uma espécie de involução.


Darkseid através dos olhos de Alex Luthor, atinge o Antimonitor com um de seus raios ômega, que enfraquecido é destruído definitivamente pelo Superman. O universo de antimatéria começa a se autodestruir. Alex abre um portal para uma outra dimensão levando o Superman (da Terra 2), Lois Lane (da Terra 2)  e o Superboy primordial.

Nessa Terra renascida, estão reunidos elementos de todas as cinco Terras. Nela  só houve um Batman, um Krypton e consequentemente um único Superman e uma única Mulher-Maravilha. Os vilões não se recordam da batalha com o Anti-monitor, mas todos os heróis se recordam (uma vez que estiveram na aurora dos tempos).





Antes da crise


- Existência de Terras Paralelas, mundos que ocupavam o mesmo lugar na realidade, mas vibrando em diferentes coerências (Um princípio de porque The Flash consegue atravessar objetos sólidos por vibrar através).

- Em algumas destas Terras, especialmente a Terra 1 e Terra 2, havia suas próprias versões de Superman, Batman, e outros personagens. As versões da Terra 2 apresentavam heróis mais velhos em relação as suas contrapartes da Terra 1.


- Superman era extremamente poderoso no Pré-Crise se comparado a versão atual. Ele podia viajar no tempo, voar a velocidades que podiam transpor as gálaxias, e ter força suficiente para empurrar até planetas.


- Superman havia sido Superboy quando criança. A Legião dos Super-Heróis havia sido formada por jovens do futuro inspirados nos feitos de Superboy.


- A Liga da Justiça tinha Superman, Batman e Mulher-Maravilha na formação de fundadores.


- A Sociedade da Justiça tinha o Superman da Terra 2 e o Batman da Terra 2 em sua formação de fundadores.


- Existia uma grande diversidade de kryptonitas (veja Kryptonita para exemplos).


- A personagem Fúria era filha da Mulher-Maravilha da Terra 2.


- A Caçadora era filha do Batman e da Mulher-Gato (mas ambos da Terra 2).


- O Robin Jason Todd era mais prudente, e seus pais tinham morrido de forma igual aos de Dick Grayson, o primeiro Robin.


Depois da crise

- Existem apenas dois universos: o Universo Positivo e o Universo Negativo (heranças do Anti-Monitor);


- Agora, os personagens têm apenas uma versão, as versões antigas foram banidas;


- Hoje, o Superman não é mais tão poderoso a fim de transpor planetas e viajar no tempo.


- O Superman nunca foi o Superboy quando criança. O Superboy passou a ser Conner Kent (uma espécie de clone do Superman).


- O Canário Negro é membro fundadora da Liga da Justiça junto com os outros heróis; Batman e Mulher-Maravilha não estiveram na fundação. Superman esteve, mas se desencontrou do grupo, e não fez parte oficialmente da equipe até pouco antes de sua morte nas mãos de Apocalipse.


- Superman, Batman, Caçadora, Mulher-Maravilha e Robin foram apagados da cronologia da Sociedade da Justiça;


- Existe apenas um tipo de Kryptonita, a verde;


- A Caçadora é filha de uma família de mafiosos italianos;


- O Robin Jason Tod foi morto pelo Coringa.


2 comentários:

  1. Ei professor como tu faz pra o cabeçalho do teu blog ficar personalizado

    visita o meu blog
    é só clicar no nome

    vlw

    ResponderExcluir
  2. e a gente acha que conhece a liga da justiça só pq vê o desenho..KKKKKKK

    ResponderExcluir