quarta-feira, 11 de julho de 2012

Hotaru no Haka

Hotaru no Haka (Grave of the Fireflies) , em português “O Túmulo dos Vagalumes”, é uma animação de 1988 baseada no romance homônimo de Akiyuki Nosaka, um escritor do pós-guerra nascido em 1930 na cidade de Nakamura. Akiyuki Nosaka foi sobrevivente da II Guerra Mundial e sua irmã morreu de fome durante o conflito.

O livro é um tributo à memória de sua irmã e seus familiares, todavia Nosaka escreveu o mesmo como uma forma de expressar um sentimento de culpa, pois acreditava ter sobrevivido à custa da fome de sua irmã.

Hotaru no Haka tem como cenário a Segunda Guerra Mundial e sua conseqüências para o Japão. O filme mostra problemas relativos à falta de comida, a preocupação com o futuro, a decisão do Japão se render (tudo isso sob a ótica de quem foi diretamente afetado pelo conflito).

A história mostra como os irmãos Seita e Setsuko sobrevivem a tanta tragédia e destruição. Os irmãos perdem a mãe quando estavam fugindo de um ataque norte-americano: Chegando a um abrigo, encontram  sua mãe enfaixada por todo o corpo e esta não sobrevive aos ferimentos.

O pai das duas crianças é um militar, mas eles acabam por ir morar com a tia. Após um tempo na casa de sua tia, eles decidem ir embora, mas sem ter para onde ir eles acabam morando em um abrigo abandonado, a beira de um lago, no qual enfrentam precárias condições de vida.

Hotaru no Haka possui um alto conteúdo dramático e teve excelentes críticas em todo o mundo. É um exemplo de que filmes de animação podem contar uma história bastante profunda e com elevado nível de seriedade.



O ideal é assistir a animação (a mesma se desencadeia em formato de flashbacks). Não seria justo escrever mais informações sobre o que acontece com os dois irmãos.

A história começa com “Na noite de 21 de Setembro, eu morri”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário